A península de Gallipoli, no extremo oeste da Turquia, tem um significado especial para o país pois fora o palco de uma batalha da Primeira Guerra Mundial na qual o Império Otomano impediu uma tentativa de invasão das forças britânicas. Hoje compreende-se que aquele foi um momento crucial para a formação da atual Turquia e o local da batalha foi transformado num parque nacional que inclui uma série de monumentos e memoriais.
Buscando potencializar o local, o governo Çanakkale lançou uma competição para redesenhar a área, na qual a equipe liderada por Özer/Ürger Architects e ON Design ficou em terceiro lugar.
Em resposta às intervenções desarticuladas realizadas no passado, a equipe optou por uma estratégia de remoção e simplificação: ao invés de competir com os monumentos existentes, potencializar o parque atual. Ao suprimir todo exagero paisagístico a equipe usou a topografia e a natureza, juntamente com intervenções horizontais na paisagem, para reorganizar o lugar.
Outra importante característica da estratégia de projeto foi o estabelecimento de uma clara distinção entre os espaços contemplativos e as instalações - lojas, banheiros, vias, estacionamentos - através de gestos simples na paisagem.
Descrevendo seu projeto, Özer/Ürger Architects comentou: "A história pesada e dramática de Gallipoli, bem como sua beleza natural, a torna muito especial e faz de qualquer iniciativa de projeto que envolva a península uma tarefa muito difícil. Nossa abordagem em relação à tarefa de redesenhar seis locais de visitação no parque é guiada pelo respeito a essa terra como memória da guerra e local de descanso dos milhares de mortos."
"Nosso objetivo principal é criar locais simples, calmos e tranquilos que aprofundem a experiência do visitante, promovam a contemplação e permitam que as pessoas entrem em contato com a paisagem natural. Qualquer intervenção aqui não deve impor significados (como por exemplo paz, guerra, vitória, morte...), mas enriquecer a experiência espiritual desta terra e relembrar sua história. Assim, nossa estratégia de projeto é definida pela ideia de 'intervenção mínima'."
Veja também as propostas que ficaram em primeiro e segundo lugar na competição.
Competição
Gallipoli Peninsula Historical National ParkPremio
3° LugarArquitetos
Özer Ürger Architects, ON DesignLocalização
17900 Seddülbahir/Çanakkale Province, TurquiaÖzer Ürger Architects
Ali Özer, Ahmet Mucip Ürger, Asst. Prof. Emre Altürk, İsmet Güngör, Seda Gecü, Erhan Sevinç, Ercan Koca, Özlem Tavas, Gökçe Ejder, Fulya Altan, Mustafa TekinON Design (equipe de paisagismo e urbanismo)
Dr. Ahmet Oktan Nalbantoğlu, Tuğba Akyol, Burçak Erkmen, Mehmet Cemil Aktaş, Cemil Hamdi Okumuş, Koray Kalay, Çağlar Burak Yayla, Elif AtatekinDesign industrial
Tasarim Üssü (Gülay Gamze Güven)Design Gráfico
dgT Agency (Turgut Erentürk, Dr. Tugay Erentürk)Cliente
Çanakkale GovernorshipAno do projeto
2014Fotografias
Courtesy of Özer/Ürger Architects